São Paulo é iluminada em homenagem aos 150 anos da imigração italiana
- Amanda Fernandes
- 22 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Até o dia 28, diversos pontos turísticos da cidade serão iluminados com as cores da bandeira da Itália.

Até o dia 28 deste mês, as noites da cidade de São Paulo estarão bem iluminadas de verde, vermelho e branco. Isso porque quem passar pelos principais pontos turísticos poderá contemplar um belo show de luzes com as cores da bandeira da Itália, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
A ação “Iluminação Especial” é uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) com entidades municipais e consulares, e durante uma semana irá iluminar diversos pontos da cidade com as cores verde, branco e vermelho.
Entre os edifícios e monumentos que serão iluminados com as cores da bandeira italiana, estão:
Edifício Matarazzo;
Ponte Estaiada;
Viaduto do Chá;
Pateo do Collegio;
Biblioteca Mário de Andrade;
Monumento das Bandeiras;
Consulado Geral da Itália;
Shopping Light;
Instituto Italiano de Cultura;
Alesp;
Museu da Imigração;
Palácio dos Bandeirantes;
Centro de Controle Operacional (CCO);
Fiesp;
Estações de metrô (Trianon - Masp, Sumaré, Sacomã e Tamanduateí).

A homenagem marca os 150 anos da chegada da primeira grande leva de imigrantes italianos no Brasil, que ocorreu em 1874, no estado do Espírito Santo. A bordo do vapor La Sofia, desembarcaram 386 italianos, que tinham como objetivo conquistar melhores condições de vida nas terras brasileiras.
Assim como esses imigrantes, milhares de outros vieram, principalmente para São Paulo, o que tornou o estado uma das grandes comunidades italianas fora da Itália. Hoje, o Brasil possui 30 milhões de descendentes de italianos - 15 a 20 milhões somente em SP.