top of page

Dia Nacional do Imigrante Italiano: 150 anos de história!

  • Foto do escritor: Amanda Fernandes
    Amanda Fernandes
  • 20 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Dia 21 de fevereiro é o Dia Nacional do Imigrante Italiano, porém, hoje a comemoração é ainda mais especial, pois em 2024 celebramos os 150 anos desse marco histórico do nosso país. A data visa homenagear e reconhecer a contribuição desses imigrantes para a cultura e o desenvolvimento do Brasil.


Imigrantes italianos em hospedaria do Brás.
Imigrantes italianos na Hospedaria dos Imigrantes, São Paulo, no final do século XIX - Foto: Guilherme Gaensly/Fundação Patrimônio da Energia de São Paulo/Memorial do Imigrante)

A chegada dos imigrantes italianos em nosso país trouxe consigo uma riqueza cultural e uma mão de obra que impulsionou diversos setores da economia brasileira. Atraídos pelas oportunidades de trabalho e pela promessa de uma vida melhor, milhares de europeus desembarcaram em nossas terras no final do século XIX e início do século XX.


21 de fevereiro: Dia Nacional do Imigrante Italiano


O dia 21 de fevereiro é celebrado no Brasil como o Dia Nacional do Imigrante Italiano. Essa data foi escolhida para homenagear a chegada da primeira leva de famílias de imigrantes italianos ao país, ocorrida em 21 de fevereiro de 1874, a bordo do Vapor Sofia.


A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Tabacchi era um italiano oriundo de Trento, e já estava no Brasil desde o início da década de 1850. Ele ofereceu terras para os imigrantes em troca da mão-de-obra para derrubar jacarandás para exportação.


O Dia Nacional do Imigrante Italiano foi instituído oficialmente com a Lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, assinada pelo então Vice-Presidente da República José de Alencar


Imigrantes italianos rumo ao Brasil
Imigração italiana - Foto: Arquivo Público do ES

Imigrantes italianos no Brasil: mais de 30 milhões de descendentes!


A imigração dos italianos deixou um legado significativo na formação cultural, econômica e social do país. Atualmente, estima-se que existam mais de 30 milhões de descendentes vivendo no Brasil, o que faz com que essa seja a maior comunidade de italianos fora da Itália. 


Hoje, os descendentes de imigrantes italianos estão presentes em todas as esferas da sociedade brasileira. Muitos se destacam em áreas como negócios, política, esportes, arte e cultura.


A influência italiana pode ser vista em diversos aspectos da vida brasileira, desde a culinária, com pratos como a pizza e a pasta, até a arquitetura e o urbanismo, com a presença de edifícios e praças inspirados na cultura do país da bota. 


Além disso, a preservação das tradições italianas é muito valorizada pelos descendentes, indo além de somente um “dia do imigrante italiano”. Diversas festas típicas são realizadas em diversas cidades, e ajudam a manter viva a cultura italiana, com danças, músicas, comidas e bebidas típicas. Também é comum encontrar associações e centros culturais italianos, que promovem atividades e eventos para manter viva a identidade italiana no Brasil.


A contribuição dos imigrantes italianos para o Brasil é imensurável. Suas habilidades, trabalho árduo e cultura foram fundamentais para o desenvolvimento do país. Hoje, seus descendentes se orgulham de sua herança e continuam a preservar suas raízes, fortalecendo os laços entre Brasil e Itália.


A Web reportagem "Nostra Itália" se trata de um trabalho acadêmico realizado em 2022 por estudantes de jornalismo da Universidade Paulista. O blog Nostra Itália é uma produção à parte. Contato: anostraitalia@gmail.com

bottom of page